Evento

Programa para aquecer o domingo

Nem o vento e a nebulosidade do domingo (7) desanimou as famílias e os expositores que participaram do Ruas de Lazer

Nem o vento e a nebulosidade que aumentavam a sensação de frio da tarde de domingo (7) desanimou as famílias e os expositores que participaram do Ruas de Lazer. Quem foi até o local superou a adversidade climática com caminhada, atividades físicas, comidinhas e bebidas quentes, por exemplo. "Pela manhã estava muito bom, tinha sol, mas mesmo assim a gente voltou", falou a doceira Celi Malluê, 30, que junto com o marido Acauã Celente, 34, levaram o pequeno Valentin, de dois anos para uma segunda rodada de brincadeiras nas ações recreativas que o projeto oferece.

Esta foi a quarta edição do Ruas de Lazer, promovido pela prefeitura em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Desde às 10h o evento disponibilizou ao público diversas atividades culturais, de saúde e esportivas. A ação ocorreu até as 17h na avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira ente avenida Bento Gonçalves e rua Barão de Butuí, sentido bairro/centro, trecho que fica interditado para veículos.

Moradores de um condomínio localizado bem na frente da avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, Celi e Acauã aproveitaram ao máximo o evento. O casal contou à reportagem que sempre participa e que Valentin adora as atividades que envolvem esportes e que sempre que dá faz duas visitas ao Ruas de Lazer, uma pela manhã e outra à tarde, como ocorreu ontem.

Outra moradora das redondezas é a vendedora Andressa Silva, 41, que levou a filha Antônia, 6, para se divertir nos brinquedos infláveis. "Viemos desde a primeira edição". Como trabalha fora de casa a semana toda, a vendedora gosta de dedicar um bom tempo à filha nos finais de semana, por este motivo supera o frio para proporcionar alguma atividade à pequena, e o melhor, quando tem o Ruas, de graça. "Criança tem que desgastar energia, ela nem sente o frio. Até tirou o casaco."

Entre as atividades educativas para os pequenos, estava o circuito de trânsito para ciclistas mirins. Em um espaço delimitado e até com um minisemáforo, as crianças podiam andar com as bicicletas do projeto sob a orientação dos agentes de trânsito. "É uma atividade que a gente desenvolve para conscientizar e para trazer uma informação para a criança a respeito de como utilizar uma bicicleta, ter um pouco de conhecimento sobre a sinalização semafórica e do respeito mútuo quando eles estão dividindo o espaço compartilhado", explicou o Agente de Trânsito, Fabian Carvalho Rodrigues, 43, que compõe o setor de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Trânsito.

Rodrigues chama a atenção que muitas crianças costumam pedalar nos bairros onde moram e que é importante que eles se conscientizem dos perigos a que um ciclista pode se expor. Para participar é só chegar e solicitar a bicicleta da própria Secretaria. Os Agentes de Trânsito orientam e monitoram os participantes e quem não se comporta tem de deixar a brincadeira.

Chá e pão

Entre os expositores, os chás da bióloga Andressa Carvalho, 27, eram uma pedida para espantar o frio. Com a marca Prana, de produtos naturais, chás, incensos e produtos terapêuticos, a vendedora levou os pais para participarem do evento. "É ótimo ter essa interação entre várias propostas porque traz diferentes tipos de públicos. Também é bom conhecer outros empreendimentos e quem sabe surgir novas parcerias", falou.

Os pães, cucas e bolos, de Débora Vitaca, 24, formada em Gastronomia. "Sal e Alecrim surgiu depois da pandemia. Fiquei sem emprego e pensei que tinha de fazer algo para pagar as contas", relembra. O início foram só os pães, que logo em seguida ganharam fermento natural, depois vieram os outros produtos. O Ruas de Lazer é a única feira que a empreendedora participa, por enquanto. É a segunda edição que ela participa, mas já pensa em participar de outras.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Saúde lança Campanha Multivacinação Anterior

Ministério da Saúde lança Campanha Multivacinação

Campanha de vacinação contra a Poliomielite começa nesta segunda-feira (8) Próximo

Campanha de vacinação contra a Poliomielite começa nesta segunda-feira (8)

Deixe seu comentário